Setembro Azul
- Tonne de Andrade
- 19 de set. de 2016
- 2 min de leitura
Setembro Azul é o mês de Luta das Pessoas com Deficiência e conscientização sobre o preconceito que as pessoas com deficiência sofrem.
Por isso eu e a Dorinha estamos te mandando um recadinho:
Você sabia que não devemos utilizar os termos "portador de deficiência visual" ou "deficiente visual"?
O correto é pessoa cega ou pessoa com deficiência visual.
Por quê?
Portador passa a ideia de que a pessoa carrega a deficiência como se fosse uma bolsa, como se fosse algo que ela pudesse deixar de lado. Se eu não digo que a pessoa é portadora de olhos castanhos, também não devo dizer que ela é portadora de deficiência.
O termo deficiente também foi abolido pela comunidade das pessoas com deficiência. Isso porque a pessoa TEM uma deficiência específica, o que não quer dizer que ela inteira seja deficiente. Todos temos limitações em algum aspecto, e devemos lembrar que antes da deficiência estamos sempre falando de uma PESSOA.
Nos casos das pessoas com deficiência visual há dois tipos: pessoa cega e pessoa com baixa visão. Lembre-se que o termo "ceguinho" é ofensivo.
Nos casos das pessoas com deficiência auditiva, essa comunidade prefere os termos surdo ou pessoa com surdez. Lembre-se que o termo surdo-mudo está errado, porque a maioria dos surdos não são mudos.
Respeito é importante. Se errar, peça desculpas e pergunte pra pessoa qual a forma correta de se referir a ela.
Dorinha é uma personagem da Turma da Mônica que é cega, e foi criada pelo Maurício de Souza em homenagem a Dorina Nowill, a primeira professora cega do Brasil. Essa foto é de uma exposição que foi promovida pela Fundação Dorina Nowill no CEU Campo Limpo no ano passado.
#pracegover - descrição da imagem: foto da poeta Tonne de Andrade na frente de um cartaz com o desenho da personagem Dorinha com seu cão-guia Radar e um balão explicando que o correto é usar o termo pessoa com deficiência visual e uma foto de Dorina Nowill.
