top of page

Quem é Tonne de Andrade?

  • Foto do escritor: Tonne de Andrade
    Tonne de Andrade
  • 27 de ago. de 2016
  • 3 min de leitura

Quando nasci, registraram na minha certidão de nascimento o nome:

T-A-W-N-N-E.

Imagine que passei a vida inteira, até agora 25 anos, soletrando esse nome, e ouvindo as seguintes perguntas:

· Como se pronuncia?

· Resposta: Odeio essa pergunta.

· Mas qual a origem desse nome?

· Resposta: Não sei.

· Como você não sabe? Você não teve curiosidade?

· Resposta: Tive. Existe mais de uma versão sobre o por quê desse nome, nenhuma das versões me agrada.

· Em que língua é?

· Resposta: Em inglês.

· Nossa, você é estrangeira?

· Resposta: Não. Sou brasileira, mas tenho ascendência italiana.

· Ah, mas por quê um nome em inglês então?

· Resposta: Porra, EU NÃO ESCOLHI O NOME!!!

· Por que sua mãe te deu esse nome?

· Resposta: Foi meu pai.

· Por que seu pai te deu esse nome?

· Resposta: Odeio essa pergunta.

Enfim, imagine que antes de ser alfabetizada, na pré-escola, eu já tinha que brigar com a professora por causa desse nome. Imagine todas as vezes em que fui chamada por outros nomes.

Existem tantas versões que passei a classificá-las de acordo com o grupo social que me nomeia assim:

· Tâni - de acordo com quem escolheu o nome, no caso meu pai, o tal do W não teria som, e a pronúncia correta seria Tanne, ou Tâni. Daí que minha família, amigos de infância, e amigos muito íntimos me chamem assim.

· Táune - agora, como estamos no Brasil, e por aqui W tem som de U, as pessoas me chamam assim. Passei a me apresentar desse jeito na faculdade e nos locais onde já trabalhei, por ser mais prático e evitar ao menos algumas das perguntas chatas sobre “por que escreve Táune e fala Tâni?”. Já houve uma amiga que disse que o W poderia ter som de V e me chamava de Távne, mas não pegou.

· Tânia - surgiu como uma brincadeira de uma colega de trabalho, dizendo que meu nome era muito difícil, e descobri a praticidade desse nome. Passei a me apresentar como Tânia em lugares em que não era necessário que soubessem meu nome, tipo, pra vendedores de loja, ou quando um desconhecido pergunta e não sei se a pessoa é confiável.

· Tuane, Tauane, Taine, Tauine - é comum as pessoas lerem meu nome de distintas formas, de amigos a professores, às vezes eu sei quem está me chamando só pela forma como pronuncia meu nome.

Porém, se lermos meu nome em inglês, ele tem a curiosa pronúncia Touny. Já fiz o teste com pessoas nativas de língua inglesa e professores de inglês. Cheguei a conclusão que é uma pronúncia viável, e que pode ser abrasileirada para Tonne, e divertidamente, também é uma pronúncia aceitável para o italiano, já que tenho ascendência italiana, e Tâni não é pronunciável nesse idioma, que tem dificuldades com sons anasalados, também já testei e pessoas nativas do italiano ao tentarem pronunciar Tâni me chama de Táni.

Esse elemento é importante porque quando decidi publicar minhas poesias e escritos notei a dificuldade com o meu nome, já que ninguém consegue decorar como escreve ou como fala, e não seria um nome fácil de popularizar no Brasil, passei a pensar em ter um nome artístico.

Acabei optando por T.W., que seria uma abreviação de T-A-W-N-N-E. E me pareceu simples.

No entanto, esse nome artístico também não é pronunciável, nem permite que as pessoas se lembrem rapidamente de mim. É uma sigla e não um nome.

Para resolver esse impasse, decidi alterar meu nome artístico de T.W. para Tonne, já que esta é uma das pronúncias possíveis do meu nome.

Já surgiu a questão de que para o Brasil, Tonne seria um nome masculino, e eu sou do gênero feminino, e não me considero transexual, nem tenho vontade de assumir uma identidade de gênero masculina.

Acho que existem nomes que podem ser considerados para ambos os gêneros, e não vejo nada de estranho em uma mulher se chamar Tonne. Se isso incomoda outras pessoas, ou lhes suscita confusão, a mim não incomoda nem confunde. Acho muito mais confuso ter um nome impronunciável e que gera um monte de perguntas chatas.

Novamente, não fui eu que escolhi o nome T-A-W-N-N-E, mas sou eu quem está escolhendo o nome Tonne. Por isso, sinto-me muito melhor de ser chamada assim.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page