Mapas da Mesoamérica
- Tawnne de Andrade
- 5 de jun. de 2015
- 3 min de leitura

Para nos acostumarmos com a região que é nosso objeto de estudo e os nomes, antigos e modernos, dela, disponibilizo vários mapas nesse post. Acima, temos uma face do globo terrestre que mostra as Américas e abaixo um mapa com a divisão política atual desses países. Hoje em dia, o México faz parte da América do Norte, os demais países 'daquela faixinha' são a América Central e o Brasil faz parte da América do Sul. Existem outras formas de pensarmos isso, por exemplo, todos os países de língua espanhola e o Brasil têm uma identidade cultural que chamamos de América Latina, em oposição aos países da América do Norte de língua inglesa (no Canadá também há o francês, que também é falado em países da América Latina como a Guiana Francesa e o Haiti).

Façamos agora o recorte dessa imensa América e vamos aproximar nosso zoom. Abaixo vemos a divisão atual e podemos identificar os E.U.A. em bege, o México em verde, Belize em roxo, a Guatemala em laranja, Honduras em amarelo claro e El Salvador em marrom. Os demais países da América Central, Nicarágua, Costa Rica e Panamá não fazem parte da Mesoamérica. Observe que o formato do México: há uma porção de terra mais larga ao norte, que depois fica mais estreita ao sul, formando um U, com isso a Baía de Campeche é uma parte de mar que separa a área oeste central do país da Península de Yucatán. Essa noção será importante para nos localizarmos quando usarmos outros mapas que não têm essa mesma divisão.

Neste mapa abaixo temos a divisão conceitual da mesma região acima. Podemos notar que a Mesoamérica, em verde, não abarca a região norte do que atualmente é o México, essa parte é chamada de Aridoamérica (da palavra árido, seco) e corresponde também a uma região do sul dos E.U.A, que não à toa se chama Arizona (zona árida). Essa divisão é importante porque representa aspectos de diferenças climáticas também. Por isso, no meio da Aridoamérica temos em rosa a Oasisamérica (da palavra oásis, um lugar fértil no meio de uma região mais desértica). Voltaremos a estudar essa diferença entre estas três regiões quando estudarmos os movimentos de migração dos povos que saíram da Oasisamérica e da Aridoamérica e foram para o sul.

Para finalizar essa parte inicial dos mapas, apresento dois mapas com a divisão política atual do México em estados. No primeiro, aparecem apenas os estados atuais e toda a região em amarelo é a Mesoamérica. No segundo mapa, temos os estados e os nomes das capitais. Essa parte é importante para nos acostumarmos com os nomes de alguns lugares, pois muitos nomes atuais no México são as mesma denominações ou derivações das línguas indígenas originais, a começar pelo nome do país. Além disso, habituar-se a esse mapa facilitará quando dissermos 'os olmecas viviam onde hoje é o estado de Veracruz'.
Isso porque estudaremos vários povos: olmecas, zapotecas, teotihuacanos, toltecas, maias, mixtecos, chichimecas, nahuas, mexicas, cada um desses povos com suas próprias divisões internas, vivendo em regiões diferentes, lutando ou se aliando uns com os outros.
Por fim, o nome do país, México, vem do nome de um desses vários povos que dominavam e governavam boa parte da região quando os espanhóis chegaram: os mexicas, também conhecidos como astecas. Por isso, não podemos confundir mexicas, o nome antigo desse povo indígena, com mexicanos, que é o nome atual de quem nasce no México.
Ao estudarmos a Mesoamérica poderemos perceber muitas coisas da cultura indígena e de seus idiomas que ainda existem hoje, principalmente porque não estamos falando de povos que desapareceram e foram substituídos. Ainda hoje existem milhões de indígenas no México e América Central que falam suas antigas línguas e lutam para preservar sua cultura e seus direitos. Assim como no Brasil, não podemos considerar que tratar da questão indígena é falar somente do passado.


Comments